Curtiss-Wright – O primeiro micro-ônibus autônomo da América do Sul

Facebook
Twitter
Email
Print

A Curtiss-Wright, nossa parceira e fornecedora de Produtos Controls, anunciou resultados positivos em um dos projetos mais inovadores da mobilidade na América do Sul: o desenvolvimento do primeiro micro-ônibus autônomo do continente, o Volare Attack 8, em parceria com a Marcopolo e a Lume Robotics.

Os resultados são fruto de extensos ciclos de testes realizados com Produtos Controls da Curtiss-Wright, aplicados em veículos protótipos desde dezembro de 2022. As soluções testadas incluem o atuador CAN e a versão CAN do Global Strip Switch Shifter, componentes essenciais para o controle eletrônico do veículo.

Produtos Controls como alternativa aos sistemas mecânicos tradicionais

No projeto, a Curtiss-Wright contribuiu com suporte de engenharia para a integração do atuador CAN, uma alternativa eletrônica aos tradicionais câmbios mecânicos por cabo, amplamente utilizados em transmissões automáticas de veículos rodoviários e fora de estrada. Em conjunto, o Global Strip Switch Shifter pode ser personalizado e programado para atender às necessidades específicas de cada aplicação, aprimorando o desempenho, a segurança e a confiabilidade do veículo autônomo.

Acesse nossos produtos Controls aqui! ✅

Testes em ambiente real validam a solução

Após o sucesso da fase inicial de testes, a primeira avaliação em ambiente operacional real ocorreu em março de 2024, na usina siderúrgica da ArcelorMittal Tubarão, selecionada como parceira-cliente para a validação do projeto.

Segundo João Paulo Ledur, Diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo:

“Os primeiros estudos para o desenvolvimento do micro-ônibus autônomo reforçam o conhecimento e o potencial de inovação da engenharia nacional. Além disso, isso nos coloca no seleto grupo de países que estão estudando a viabilidade da tecnologia, como os Estados Unidos, a Alemanha e a China”.

Parceria que impulsiona inovação e segurança

Para a Curtiss-Wright, a colaboração reforça sua posição como referência global em Produtos Controls para veículos comerciais e aplicações rodoviárias e fora de estrada. De acordo com Andrew Thornton, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Divisão Industrial da Curtiss-Wright:

“Estamos muito satisfeitos com a oportunidade de trabalhar com um dos principais fabricantes de veículos autônomos da América do Sul. Fabricantes como a Marcopolo estão continuamente desenvolvendo veículos altamente eficientes, flexíveis e com recursos de segurança essenciais”.

Com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de Produtos Controls personalizados, a Curtiss-Wright atua em conjunto com OEMs globais desde as fases iniciais de projeto, garantindo desempenho seguro e eficiente.

Sobre o micro-ônibus autônomo Volare Attack 8

O Volare Attack 8 é equipado com motor Cummins ISF3.8 Euro 5, acoplado a uma transmissão automática, e é capaz de transportar até 21 passageiros em circuitos fechados de baixa velocidade. Todo o hardware e software são integrados diretamente no veículo, com operação independente de acesso à internet, reforçando a cibersegurança do sistema.

Para mais informações fale com a nossa equipe, clique aqui!✅

Acesse o artigo no site da Curtiss-Wright, clique aqui!

imagem-artigoimagem-artigo

Avaliações
Média das avaliações
1star1star1star1star1star
Classificação
5 based on 1 votes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para obter informações atualizadas, notícias e insights gratuitos.

Artigos Recentes